A loja de instrumentos de Mestre Lua: O Bando Anunciador e a Capoeira Angola de Rua.
Mestre Lua é um dos mais conhecidos praticantes da Capoeiragem na atualidade.
Mestre Lua é um dos mais conhecidos praticantes da Capoeiragem na atualidade. Foi aluno do saudoso Mestre Canjiquinha, um dos guardiões da Capoeira Angola de Rua. Ele possuí uma loja de instrumentos musicais no Pelourinho, ponto de concentração de capoeiristas e pesquisadores na atualidade.
Um dos mais raros mestres da Capoeira na contemporaneidade foi registrado em cartório com o nome de Gilson Fernandes, mas responde pelo apelido de Mestre Lua, foi iniciado na capoeira por Mestre Bimba, com quem passou um ano, depois se transferiu para o grupo de Mestre Canjiquinha. Este de nome Washington Bruno da Silva, sua mãe foi lavadeira e seu pai alfaiate. Nasceu em 25 de novembro de 1925 e tornou-se um dos mais importantes praticantes da capoeira do século XX, deixando legados importantes na tradição da capoeira contemporânea. Mestre Canjiquinha foi um grande artista, questionador, rebelde, desavesso aos moldes de uma capoeira extremamente regrada. Ele mesmo dizia que: “Não existe divisão entre Capoeira Angola e Regional”. Ele desenvolveu toques e ritmos próprios para o jogo da Capoeira e construiu um grande repertório de cantigas.
Seu primeiro contato com a Capoeira se deu em 1935, no Distrito de Brotas, na Baixa do Tubo, onde Antonio Raimundo Argolo, o Mestre Aberrê, organizava uma roda de capoeira. Ele chegou a ser contramestre de Mestre Pastinha, fundando sua academia em 1952, por onde passaram grandes capoeiras, alguns dos quais hoje renomados mestres: Manoel Pé de Bode, Antonio Diabo, Foca, Roberto Grande, Roberto Veneno, Roberto Macaco, Burro Inchado, Cristo Seco, Garrafão, Sibe, Alberto, Paulo Dedinho (conhecido hoje como Paulo dos Anjos), Madame Geni (conhecido hoje como Geni Capoeira), Brasília, Sapo, Peixinho Mine Saia, Papagaio, Satubinha, Vitos Careca, Cabeleira, Língua de Teiú, Urso, Bola de Sal, Boemia Tropical, Salta Moita, Melhoral, Lucídio, Bico de Bule, Bando, Dodô, Salomé, Mercedes, Palio, Cigana, Urubu de Botina e Olhando Pra Lua (conhecido hoje como Lua Rasta).
O Mestre Lua Rasta herdou a irreverência de Mestre Canjiquinha. Sua capoeira é arte, espaço para renovações, surpresas em cada roda, performances inesperadas, toques harmônicos, cantigas tradicionais e instrumentos musicais improvisados. Se o Mestre Lua quiser, coloca um ou dois atabaques, o que tiver de berimbaus. O Bando Anunciador entra em cena conforme entra um Bumba Meu Boi do Maranhão, poderoso, convidando a todos para um jogo da Capoeira Angola no Terreiro de Jesus, espetáculo que alegra o ambiente e torna a Bahia um lugar de braços abertos para todos.
Mestre Lua possui uma loja de instrumentos musicais e demais artesanatos relacionados à cultura afro-brasileira e indígena. Sua fama é a de ser um dos maiores artesãos em sua modalidade, principalmente aquela que trata da produção de instrumentos musicais relacionados à Capoeira. Na loja de Mestre Lua podemos encontrar excelentes berimbaus, atabaques e pandeiros, procurados por especialistas do mundo inteiro. Seguindo o grupo O Bando Anunciador da Capoeira Angola de Rua, poderemos obter acesso a novas invenções de tradições para a Capoeira.