×

Escadaria da Igreja do Passo e as imagens da Capoeira

O Cinema tornou-se um importante meio de propagação da cultura da Capoeira por todo o mundo

Image description
Clique aqui e visite o local virtualmente
Escadaria da Igreja do Passo e as imagens da Capoeira...

O Cinema tornou-se um importante meio de propagação da cultura da Capoeira por todo o mundo, apresentando-a enquanto símbolo de africanidade, negritude, cultura nacional brasileira, tradição, impulsionando o reconhecimento da Capoeira enquanto patrimônio material e imaterial da humanidade.

Professor Antonio Liberac Cardoso Simões Pires

Descricao Em quase todo o planeta, a Capoeira já foi vista por alguém, conhecida ou ouviu-se falar da arte da Capoeiragem, da mandinga dos brasileiros, herdada dos negros feiticeiros, os mandigueiros. Para isso em muito contribuiu a revolução das imagens no campo midiático. O Teatro, o Rádio, o Cinema e a televisão são engrenagens midiáticas de grande importância, no que se trata dos elementos fundamentais para expansão internacional da Capoeira. Nas escadarias da Igreja do Passo, lugar até hoje ocupado por espetáculos artísticos de diversas matrizes, foi também cenário do filme “O Pagador de Promessas”.

Nos degraus dessas escadarias pisaram personagens representativos da Capoeira. Imagens que tornaram-se foco de estudos para saber como foi tratada a Capoeira pela cinematurgia nacional, como foram representados seus praticantes, se tais imagens estão reforçando a folclorização (no sentido negativo do termo: culturas mortas) ou se estabelece diálogos políticos e pedagógicos com contextos sociais determinados. Alguns filmes retrataram a Capoeira de forma exemplar. Do tipo documentário, temos: “Mestre Pastinha: Uma Vida Pela Capoeira”, “O Velho Capoeira, Mestre João Pequeno de Pastinha”, “Mestre Bimba: A Capoeira Iluminada”. Tipo ficção, temos: “Madame Satã”, “Cordão de Ouro”, “Capitães da Areia”, “Besouro de Mangangá”, entre muitos outros.

A cultura dos praticantes da Capoeira contemporânea também ajuda na multiplicação das imagens, seja por via eletrônica, seja construindo verdadeiros arquivos de imagens, como vídeos, fotografias, filmagens esporádicas, filmagens de depoimentos etc. Verdadeiros acervos iconográficos, material suficiente para realização de diversos estudos sobre a Capoeira. Um dos filmes mais famosos sobre a Capoeira foi realizado por Jair Moura, um dos mais antigos praticantes e pesquisador da Capoeira, que continua entre nós. Presidente de honra da Comissão Pró Associação de Pessoas Pesquisadoras da Capoeira (APPC).

O filme elaborado por Jair Moura já foi analisado de forma exemplar pelo pesquisador Luís Victor Castro Júnior. Pela primeira vez, Jair Moura apresenta a Capoeira filmada de cima para baixo, mostrando a plenitude de seus movimentos de agilidade. O filme retrata os locais de concentração de capoeiras da Bahia de outrora como a Rampa do Mercado Modelo. Por ser uma pessoa do meio da Capoeiragem, Jair Moura fez um filme incluindo diversos especialistas da Capoeira enquanto corpo de atores. Naquela época das filmagens de “Dança de Guerra”, ainda estavam presentes no mundo dos vivos os Mestres Tiburcinho, Cobrinha Verde, Traíra, Totonho de Maré, Canjiquinha, Caiçara, Bimba, Pastinha e outros que atuaram na arte cinematográfica.

Acesse a galeria de vídeos deste ponto
Selecionamos uma galeria com vídeos importantes referente a esse ponto. Clique aqui e veja os vídeos

Galeria de Vídeos

Galeria de fotos

Veja o resultado da nossa pesquisa e mais informações sobre os locais e personagens que fizeram a história da capoeira!

O projeto

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Secretaria de Cultura da Bahia

Apoio financeiro

Produção

Apoio financeiro

Apoio