×

A Fundação Mestre Bimba e a Academia de Capoeira Regional de Mestre Nenel

A fundação é liderada por Mestre Nenel, filho de Mestre Bimba, e preserva o legado da Capoeira Regional na íntegra

Image description
Clique aqui e visite o local virtualmente
A Fundação Mestre Bimba e a Academia de Capoeira Regional de Mestre Nenel...

A Fundação Mestre Bimba é a principal instituição representante da tradição da Capoeira formulada pelo Mestre Bimba. Seu principal guardião é o seu filho Mestre Nenel. A Fundação fica localizada no Pelourinho e é um espaço importante de manutenção das tradições da Capoeira Regional.

Professor Antonio Liberac Cardoso Simões Pires

Descricao Mestre Nenel é um dos filhos de Mestre Bimba e o responsável pela manutenção do legado cultural de seu pai. Em seu espaço, a Capoeira Regional é desenvolvida nos moldes tradicionais, apresentando dois pandeiros e um berimbau, seu canto é marcado pela especificidade do coro Regional. Desse movimento de manutenção de tradições nasceu a necessidade de criação de um grupo chamado de “Filhos de Bimba – Escola de Capoeira” e desse grupo surgiu a Fundação Mestre Bimba (FUMEB). Uma entidade jurídica, organizada a partir da associação dos filhos de Mestre Bimba, seus discípulos e admiradores.

A proposta da Fundação é a de produzir acervos históricos sobre a cultura negra, desenvolver elementos filosóficos em relação a prática da Capoeira e integrá-la ao movimento cultural de outras manifestações da cultura negra. A Fundação Mestre Bimba oferece uma série de atividades à comunidade, como aulas de Capoeira, dança afro, samba de roda, recreações, palestras e oficinas variadas. Além dessas atividades, ainda desenvolvem atividades relacionadas aos praticantes da Capoeira, idosos e deficientes físicos, ampliando assim o projeto pedagógico da Capoeira enquanto forma de ensino.

Na Fundação Mestre Bimba podemos encontrar diversos tipos de atividades voltadas à preparação de shows artístico-culturais, como a “puxada de rede”, que trata-se de manifestação lúdica dos pescadores, desenvolvida no ato da pesca de rede, quando celebram a chegada com cantos e louvores ao trabalho e às deusas do mar. Outra manifestação é o “samba de roda”, expressão cultural típica da região do Recôncavo da Bahia, tendo sido tombado enquanto patrimônio cultural imaterial. Os tocadores do samba de roda, e seus compositores, muitas vezes também são espaços ocupados por capoeiristas. As músicas do samba de roda possuem forte influência nas cantigas da Capoeira, fazendo parte de uma mesma matriz cultural, pertencente às culturas negras no Brasil. O maculelê é outra expressão cultural bastante cultuada pelos membros da Fundação Mestre Bimba. O maculelê trata-se de uma prática cultural oriunda do Recôncavo da Bahia, especificamente, da cidade de Santo Amaro da Purificação, uma dança-luta, acompanhada por cantigas, geralmente produzidas nos cultos ao caboclos, entidades espirituais representativas dos índios e negros brasileiros. As lutas ocorrem com a utilização de pedaços de paus (bastões/grimas), que se cruzam em movimentos de defesa e ataque. Essas expressões culturais são ensaiadas pelos mestres e alunos da Fundação Mestre Bimba, que as oferecem enquanto modalidades de espetáculos artísticos sensacionais.

Na sede da Fundação Mestre Bimba ainda podemos encontrar uma loja de produtos especializados de Capoeira, como berimbaus, caxixis, calças próprias para a prática da arte/luta, bonés, adesivos e suvenires com logomarca da Capoeira, livros especializados na temática da Capoeira e das culturas negras, recortes de jornais retratando a Capoeira e seus praticantes em várias épocas, documentos e objetos pessoais de Mestre Bimba.

Acesse a galeria de vídeos deste ponto
Selecionamos uma galeria com vídeos importantes referente a esse ponto. Clique aqui e veja os vídeos

Galeria de Vídeos

Galeria de fotos

Veja o resultado da nossa pesquisa e mais informações sobre os locais e personagens que fizeram a história da capoeira!

O projeto

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Secretaria de Cultura da Bahia

Apoio financeiro

Produção

Apoio financeiro

Apoio